sábado, 17 de outubro de 2020

Treinar pessoas é antes de tudo adquirir conhecimentos além do treinamento

Todos que treinam buscam resultados, sejam estes estéticos ou de desempenho. Há muitos modelos de treino prometendo resultados. No entanto, nenhum modelo é perfeito, mas o modelo mais perfeito é aquele que atende a individualidade do atleta. Mas o que é individualidade? A individualidade é biológica e psicológica. Não adianta seguir um treino de um atleta que vai garantir que você atinja o mesmo objetivo. O que devo fazer então?

Primeiramente, todo treino deve seguir um propósito, que depende de um planejamento, organização e controle dos estímulos. Muitos atletas acreditam que, treinando duro todos os dias alcançará o resultado desejável. No entanto, temos que considerar que nem sempre o resultado desejável seja a vitória, mas a maneira como você se desenvolve na competição. Nessa aspecto, a preparação física não vai garantir a vitória, mas dar a condição para que seja alcançada.

A vitória não depende de uma preparação física bem feita, mas de muitos fatores, que vai desde a alimentação, vida social e como o atleta se comporta, assim como seus valores e sistemas de crença, entre muitas varáveis presentes. Por isso, sempre digo que, um bom treinador não é aquele que tem profundo conhecimento da modalidade esportiva, do treinamento, mas também do ser humano, de seus aspectos objetivos e subjetivos. 

Ser treinador ou técnico, não é uma tarefa fácil, é desafiadora porque, além de buscar conhecimento em outras áreas para atender esses propósitos, é preciso conhecer a si mesmo para poder ler as necessidades do outro. O treinamento  não é uma ciência exata, mas cheia de variáveis e circunstâncias que não podem ser esquecidas ou negligenciadas, especialmente porque no alto nível, a vitória e decidida nos detalhes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS.