domingo, 11 de outubro de 2020

O segredo está em encontrar o meio-termo

 Muitos atletas, especificamente lutadores, pensam que treinando muito alcançarão os resultados almejados. No entanto, treinar de menos também não ajudará a alcançá-los. O segredo sempre está no meio-termo, nem mais, nem menos. Como achar esse meio-termo? Essa é uma pergunta que todos buscam a resposta. Eu sempre digo que a resposta está no bom diálogo entre o atleta e o treinador, porém, somente o atleta pode saber o que ocorre dentro de si.

O treino deve ser visito de modo multifatorial, ou seja: alimentação, recuperação, sono, vida social, etc. Tudo deve convergir para o sucesso do treino. Sempre digo que a constância é mais importante que quantidade. Se você treinar menos, mas todos os dias, será melhor que treinar intenso 3-4 vezes por semana.

A resposta ao bom treino está na capacidade de suas articulações se ajustarem às cargas e isso leva certo tempo, pois são estruturas histológicas diferentes (tendão, ligamentos, cartilagens, ossos e músculos) com tempos de resposta diferentes ao estresse provocado pelo treinamento. Por isso, sempre digo que a preparação física é mistura de ciência com alquimia, e tudo depende como o treinador organiza os ingredientes necessários para construir uma base sólida para atingir os objetivos. É importante considerar que nenhum treino é uma ciência exata, diria que é uma ciência de sensibilidade e bom-senso.

Bons treinos

Everson Índio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS.